quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mundial Barcelona 2013

Natação e atletismo contam com o mundial de 2 em 2 anos. O que faz sentido para o tipo de esporte que são. Aqui no Brasil 95% da população nem sabe disso e/ou não se interessa. No mundo de hoje não ter acesso a informação é no mínimo estranho. Claro que aqui não considero os que realmente não possuem condições. O que quero dizer com isso é... Mesmo que alguém se interessasse (eu) buscar e ver informações sobre isso não é tão fácil.

Se acessa um portal de notícias grande do país, dificilmente teremos a notícia em destaque na página. Ou precisa acontecer algo mais dramático para isso. Uma grande vitória ou derrota. Mas lógico que todas as 95% pessoas que não se importam com as pequenas competições ou mundiais de outros esportes que não seja o futebol...quando chegarmos nas olimpíadas, principalmente porque será no Brasil, farão questão de criticar de todas as formas esses esportes. O acesso as notícias sobre isso estarão mais gritantes e não apenas focadas no futebol, assim por bem ou por mal saberão o que acontece.

Qual o problema disso? Todos. Você não acompanha nada e se acha na autoridade de reclamar sobre algo. Quando o princípio político e autoritário....a cultura imbecil que empurram goela abaixo dos brasileiros, é de idolatrar o futebol... Que nem para ser uma grande potência no mundo serve mais.

Estamos em 2013, somos um país enorme, populoso, com muitos recursos, espaço e mesmo com a desigualdade, corrupção e tudo de errado que testemunhamos aqui, é matematicamente impossível não fabricarmos talentos diários no país. Mas é o que acontece. Ou o que não acontece. É só pensar em Cuba...sempre Cuba. O que é isso que acontece lá? Tenho certeza que não vivem no luxo, e não estou desmerecendo o país ao dizer a pura verdade que as condições de lá são precárias para os atletas, ou não teríamos tantos deles, a cada competição, sempre fugindo de lá e sendo banidos para conseguir algum dinheiro pelo talento que eles possuem e o país está pouco ligando para eles. O curioso é que ainda assim sempre aparecem mais e mais gente por lá... o pensamento é... eles devem se esforçar muito para alcançar sua única porta de saída. Com o esporte e a visibilidade que possuem eles sabem que qualquer equipe de algum país com condições financeiras, acabará por se interessar por ele e fará valer a pena o esforço e sacrifício que ele teve em algum momento.

Ok, Cuba nem é uma potência na natação, mas acho que se quisessem também poderiam ser né? Mas eles aproveitam aquilo que o corpo e a cultura deles já os deixam mais preparados... e o que podemos falar dos brasileiros? Com toda a miscigenação que temos aqui (até isso contribui), podemos sim ter grandes atletas na natação, e sim aparece um ou outro de destaque ao longo dos anos, décadas... mas é realmente só isso? Acompanhando a mais um mundial da natação, e faltando 3 anos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, eu fiquei ainda mais preocupada com nossos possíveis resultados. Atletas beirando aos 30 anos e os jovens não correspondendo nem mesmo para manter seus tempos de balizamento. E isso sendo os melhores do Brasil e até da América latina, mas na hora dos momentos realmente de importância... eles não funcionam. O que está de errado com esse povo? O que está de errado conosco? Quer dizer com vocês e os responsáveis por esses atletas? Por que ninguém faz nada? Por que acham que isso é normal e certo? Por que aqueles comentaristas ficam em cima do muro e não começam a questionar esse comportamento da maioria deles?

Mas deixo aqui meus parabéns pelos resultados até o dia de hoje do Felipe, Cielo, Thiago e Etiene, essa última entrou para a história da natação feminina brasileira com a melhor colocação em mundiais ~ 4º

Esse assunto basicamente não tem fim e ele continuará posteriormente. Principalmente com as minhas revoltas. 

0 comentários:

Postar um comentário