sexta-feira, 23 de maio de 2014

Dilma Rousseff e a Bolsa Pódio

Após o anúncio ano passado que a presidenta Dilma Rousseff comentou sobre a Bolsa Pódio e que 44 atletas paralímpicos receberiam seus benefícios.


Foram anunciados também os nomes dos primeiros 44 esportistas paralímpicos beneficiados. Dentre eles, estão 13 dos 24 nadadores brasileiros que representaram o país no último Mundial de natação: Andre Brasil, Caio Oliveira, Clodoaldo Silva, Daniel Dias, Edênia Garcia, Ítalo Pereira, Joana Silva, Letícia Freitas, Roberto Rodriguez, Ronystony Silva, Susana Schnarndorf, Talisson Glock e Verônica Almeida.

O Comitê Paralímpico Brasileiro foi a primeira entidade a enviar toda a documentação necessária para que os seus atletas pudessem ser contemplados pelo programa. Por isso, o Mundial de Natação também foi a competição pioneira a ter atletas Bolsa Pódio.

O programa é mais um instrumento de incentivo do Plano Brasil Medalhas, que investirá neste e nos próximos anos mais de R$ 1 bilhão no esporte nacional, visando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Os atletas contemplados recebem um auxílio que pode chegar até R5 15 mil mensais.

Além do Bolsa Pódio, a preparação de todos os nadadores brasileiros são todas custeadas por um convênio entre CPB e o Ministério do Esporte. Essa parceria já contemplou, entre outras atividades, o Mundial de atletismo, realizado em julho de 2013 quando o país terminou na 3ª colocação no quadro geral de medalhas. Além de atletismo e natação, o convênio beneficiou outras 13 modalidades paralímpicas no ano de 2013.

Não discordo totalmente da ideia, mas está longe de ser algum tipo de solução. Aquela que nos tornará mais competitivos. Precisamos ir na raiz do problema. A sociedade e os novos talentos. Precisamos é tornar fácil o acesso a prática de esportes e incentivar a todo o momento os que poderão ser competitivos e tornar isso um ciclo para ter a força de renovação.

Até mesmo esses atletas de ponta contam com dificuldades de seguir treinamento, pagar equipe para ter treinamento eficaz etc.... e se eles estão assim, imagina os demais que apenas aguardam uma oportunidade? Precisam normalmente contar com a sorte ou no caso fica desperdiçado como tantas outras coisas no país.

0 comentários:

Postar um comentário